Lisboa sucede a Leiria

domingo, 5 de novembro de 2006
Daniel Oliveira falou sobre Televisão e Desporto no ENEJC´06
(JORNALICES) Cerca de 200 profissionais e estudantes de comunicação passaram pelo V ENEJC, que decorreu entre os dias 3 e 5 de Novembro, em Leiria. Olhar o passado, reflectir o presente e projectar o futuro do sector, foram a tónica dos painéis e workshops que constituíram o encontro, que contou com o apoio do JORNALICES.

No próximo ano, será a vez da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, acolher o VI ENEJC. [Foto: Pedro Jerónimo]

5 comentários:

SoNosCredita disse...

Boa tarde.
É a primeira vez que aqui deixo um comentário...

... para dizer que estive em Leiria.
Ao contrário da maioria dos presentes, já me licenciei mas estou desempregada.

De qualquer forma, fiz questão de estar presente.

Queria só deixar uma rectificação:
os tais 'workshops' foram interessantes, sem dúvida!
Não me parece é que a designação seja a mais fiel ao que realmente aconteceu...
Tratou-se de um período em que se debateram temas, fizeram-se perguntas, trocaram-se ideias...
Enquanto que um workshop é, à partida, mais do que isso: é sim uma formação de pouco tempo, mas intensiva, em que a teoria é aliada à prática.
Obviamente que no V ENEJC (assim como nos anteriores) não estavam reunidas as condições para que isso fosse possível... muito devido ao número de participantes.

Contudo, não deixou de ser uma experiência enriquecedora!

PJ disse...

Também lá estive e é certo que não foi perfeito, mas em relação aos workshops houve essa componente, em que os participantes punham em prática os conhecimentos adquiridos. Pelo menos foi assim naqueles a que fui. Agora também sei que isso não aconteceu em todos... É uma das questões a rever para o VI ENEJC.

Mário Ventura disse...

Como organizador do ENEJC 2006, sou obrigado a discordar, mais uma vez, com a crítica, ainda que construtiva, em relação aos workshops.

E para não me alongar muito nesta discussão, coloco apenas um exemplo, que vivi mais de perto e convivi em tempo real com a crítica:
Workshop de Escrita Criativa. Carlos Moura dá a sua linha de ideias, mostra a sua experiência na área e alarga a discussão a todos os participantes. Muito teórico? Pois bem... Então como seria um workshop de 4 horas? Seria possível colocar mais de 30 pessoas a redigirem um texto criativo para o Carlos depois corrigir, um a um, e posteriormente discutir essas correcções?!

Penso que nada há a rever. O nome de workshop talvez não seja o acertado, mas penso que o que proporcionámos distancia-se, em muito, de uma simples palestra.

De resto, muitos parabéns ao administrador do Jornalices e, já agora, obrigado pelo apoio prestado enquanto «apoio oficial».

PJ disse...

Opiniões valem o que valem, mas para quem foi esteve o ano passado na Covilhã e agora em Leiria, posso dizer que houve melhorias substanciais!

Para já, e pelos ecos das primeiras edições foi o melhor e, acima de tudo, os ENEJC´s estão a ganhar credibilidade de ano para ano. As intervenções do presidente do Sindicato de Jornalistas, Alfredo Maia, são disso exemplo!

Com tudo isto, espero que o VI ENEJC seja ainda melhor. O convite feito a Luís Franco (IV ENEJC) e Joaquim Martins (V ENEJC) é de todo pertinente e é revelador do empenho da Escola Superior de Comunicação Social – I.P. Lisboa.

SoNosCredita disse...

só me referi à "designação", não aos momentos agradáveis, interessantes e enriquecedores - sim! - que tive o prazer de experienciar.

aliás, já sabia como era, uma vez que estive presente nos três primeiros ENEJC's (em Coimbra).

mas se não aceitam a crítica, tudo bem.

Seguidores

Tiragem

Comentários recentes